Songpages, páginas de canções para viola

 

 Canções com cifra e diagrama de acordes para viola 

As páginas de canções são apresentadas em formatos correspondentes a várias épocas:

• As canções mais antigas (.XLS) foram escritas em EXCEL versão 4, para Mac, convertíveis para Windows e encontram-se zipadas a partir de ficheiro original. Por isso devem ser: extraídas, guardadas e, depois dos ficheiros EXCEL abertos, actualizar as imagens para que a leitura e impressão nas versões mais recentes da aplicação fiquem melhoradas. Neste sentido recomenda-se a leitura das instruções gerais de actualização dos ficheiros EXCEL (Mac versão 4).

 

• As canções html, podem ser acedidas directamente a partir do respectivo link. Apesar disso podem parecer desconfiguradas no écrã. Antes de imprimir as canções neste formato é recomendável a leitura das instruções (Before print).

 

• As canções terão que ser descarregadas a partir do link. Requerem a aplicação para serem visualizadas, ouvidas ou impressas (usualmente em formato A4 Landscape).

 

• As canções .sib requerem o plugin Scorch para serem visualizadas, ouvidas ou impressas (usualmente em formato A4 Landscape).



 Canções / músicas por ordem alfabética de Título 

Título de Canção / Música Tom Compositor Letrista
Formato
Escrito em Midi
A felicidade A Tom Jobim Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/10/12
A primeira vez B Bide Marçal xls (4) zip 1997/10/20
À flor da pele Em Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/05/03
Águas de março A Tom Jobim Tom Jobim
.doc
2005/10/08
Aos pés da Santa Cruz D Zé Gonçalves Marino Pinto
2004/06/13
Bárbara A

Chico Buarque

Chico Buarque
html
2001/02/24
Bom conselho G Chico Buarque Chico Buarque
html
2002/07/18
Caçador de mim D Margão Luís Carlos Sá xls (4) zip 1997/05/25
Caminhos cruzados A Tom Jobim Newton Mendonça
html
2002/07/16
Canção de amor A Chocolate Elano de Paula xls (4) zip 1996/04/18
Canção de embalar Cm Zeca Afonso Zeca Afonso
2005/01/16
Cantiga do Caicó Dm Hector Villa-Lobos Teca Calazans xls (4) zip 2002/12/22
Cantigas do Maio Dm Zeca Afonso Zeca Afonso
2004/07/24
Canto moço E Zeca Afonso Zeca Afonso
html
2000/12/16
Carolina F Chico Buarque Chico Buarque
html
2002/07/01
Chamaram-me cigano G Zeca Afonso Zeca Afonso
html
2000/12/12
Chan Chan Dm Francisco Repilado  
html
2005/04/08
Chega de saudade Dm Tom Jobim Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/10/13
Cobra coral C Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 2003/01/01
Coisa mais linda A Carlos Lyra Vinicius de Moraes xls (4) zip 1998/03/28
Concerto de Aranjuez Bm Joaquín Rodrigo  
html
2000/12/29
Coração de estudante D Wagner Tiso Milton Nascimento
html
2002/07/24
Coração vagabundo Dm Caetano Veloso Caetano Veloso
html
2002/06/27
Corcovado Am Tom Jobim Tom Jobim xls (4) zip 1997/05/11
Desafinado D Tom Jobim Newton Mendonça xls (4) zip 1998/05/13
Desde que o samba C Caetano Veloso Caetano Veloso
html
2002/07/27
Disseram que eu voltei americanizada Em Vicente Paiva Luiz Peixoto
2004/06/17
Dom de iludir C Caetano Veloso Caetano Veloso
2004/07/25
É preciso perdoar Bm Alcivando Luz Carlos Coquejo
2004/07/02
Escravo da alegria Em Toquinho Mutinho
xls.zip
2004/09/12
Essa miúda Em Jorge Palma Jorge Palma xls (4) zip 1998/06/04
Esse cara C Caetano Veloso Caetano Veloso
html
2001/03/21
Esse seu olhar E Tom Jobim Tom Jobim xls (4) zip 1997/10/29
Estrela do mar E Jorge Palma Jorge Palma xls (4) zip 1998/05/19
Eu sei que vou te amar C Tom Jobim Vinicius de Moraes
sib
pdf
2006/02/17
Eu sei que vou te amar G Tom Jobim Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/06/13
Falsa baiana C Geraldo Pereira  
sib
pdf
2008/12/11
Fico assim sem você E Cacá Moraes Abdullah
2004/09/21
Futuros amantes A Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/05/25
Garota de Ipanema F Tom Jobim Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/04/23
Ho-ba-lá-lá/Bim bom Dm João Gilberto João Gilberto xls (4) zip 1997/10/05
Homenagem ao malandro C Chico Buarque Chico Buarque    
Janelas abertas C Tom Jobim Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/12/19
Joana francesa A Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/07/02
José A Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1998/06/29
Kalu A Humberto Teixeira Humberto Teixeira xls (4) zip 1999/03/01
Insensatez Bm Tom Jobim Vinicius de Moraes
html
2001/03/19
Lá vem a bainana D Dorival Caymmi Dorival Caymmi
pdf
2008/12/31
Lígia Bm Tom Jobim Tom Jobim
2005/01/17
Luz do sol C Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1998/06/21
Maninha D Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/10/05
Maria, Maria D Milton Nascimento Fernando Brant xls (4) zip 1998/11/02
Meditação A Tom Jobim Newton Mendonça xls (4) zip 1997/09/21
Meu caro amigo D
Chico Buarque & Francis Hime
html
2001/03/20
Morro dois irmãos E Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/05/01
Na baixa do sapateiro C Ary Barroso Ary Barroso xls (4) zip 1998/10/26
Na terra dos sonhos Dm Jorge Palma Jorge Palma xls (4) zip 1998(05/20
Não vou pra casa B António Almeida Roberto Roberti
html
2003/04/14
O amanhã D João Sérgio João Sérgio
2004/07/12
O barquinho F Roberto Menescal Ronaldo Bôscoli xls (4) zip 1997/09/17
O samba da minha terra D Dorival Caymmi Dorival Caymmi
html
2001/03/19
O meu amor Em Chico Buarque Chico Buarque
html
2002/03/17
O pato D Neuza Teixeira Jaime Silva xls (4) zip 1997/10/15
Oceano C Djavan Djavan xls (4) zip 1998/03/28
Olhos nos olhos A Chico Buarque Chico Buarque xls (4) zip 1997/06/12
Onde o Rio é mais baiano Bb Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1998/09/14
Peixinhos do mar D Milton Nascimento Tavinho Moura xls (4) zip 2000/10/28
Pensando em ti F Herivelto Martins David Nasser
pdf
2005/12/12  
Perdidamente G João Gil Florbela Espanca xls (4) zip 1997/09/20
Que amor não me engana Cm Zeca Afonso Zeca Afonso
2004/07/26
Regra três Am Toquinho Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/07/02
Remelexo C Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1998/06/22
Samba de uma nota só Bm Tom Jobim Newton Mendonça xls (4) zip 1997/10/19
Samba de verão F Marcos Valle Paulo Sérgio Valle
pdf
2005/06/18  
Samba em prelúdio Am Baden Powel Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/09/13
Sampa C Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1997/03/04
Sandália de prata D Ary Barroso Ary Barroso
html
2001/03/19
Saudade da Bahia D Dorival Caymmi Dorival Caymmi xls (4) zip 1997/10/10
Saudade fez um samba D Carlos Lyra Ronaldo Bôscoli xls (4) zip 1998/03/28
Se é tarde me perdoa E Carlos Lyra Ronaldo Bôscoli xls (4) zip 1997/10/12
Só vou gostar de quem gosta de mim A Rossini Pinto Rossini Pinto
sib
2005/09/27 html
Summertime Am George Gershwin DuBose Heyward
2004/09/20 html
Tarde em Itapoã Gm Toquinho Vinicius de Moraes xls (4) zip 1998/03/29
Tô voltando G Maurício Tapajós Paulo Cásar Pinheiro xls (4) zip 1997/06/12
Trevo de 4 folhas G Harry Woods Mort Dixon
2004/09/25 html
Triste A Tom Jobim Tom Jobim xls (4) zip 1998/11/21
Trocando em miúdos A Francis Hime Chico Buarque xls (4) zip 1998/07/14
Valsa brasileira Dm Edu Lobo Chico Buarque xls (4) zip 1998/04/02
Vejam bem Dm Zeca Afonso Zeca Afonso
2004/07/28
Vivo sonhando G Tom Jobim Tom Jobim xls (4) zip 2003/03/29
Você e eu D Carlos Lyra Vinicius de Moraes xls (4) zip 1997/10/12
Você é linda A Caetano Veloso Caetano Veloso xls (4) zip 1997/12/20
Você não entende nada E Caetano Veloso Caetano Veloso
pdf
2008/12/31
Wave D Tom Jobim Tom Jobim xls (4) zip 1997/05/14

 

 

Um pouco de história

O desejo de escrever música veio-me de muito cedo apesar de ter começado a aprender música a sério só em 1980.

Sempre admirei a abundância (redundante!) de música brasileira editada — como a famosa 'Colecção de Ouro' — que fez delícias de várias gerações desejosas de "aprender a tocar o violão", apanhar "a fírula exacta do cantor". A inexistência de uma disponibilidade idêntica em Portugal fez-me desejar escrever um "Songbook" dedicado à música portuguesa, um projecto que penso realizar no decorrer dos tempos.

Não obstante a força da gravidade da música brasileira (o samba e a bossa nova) com os seus 'tons geniais' arrastou-me muito mais do eu podia supor ('e do diabo do samba nunca me separei')!

 

Tantas vezes tentei seguir "poemas cifrados" com diagramas dos acordes correspondentes distantes do texto, dispostos numa ordem incompreensível (raramente se encontram quando são precisos) e ainda também com uma notação da cifra pouco clara. Essas edições brasileiras representavam sem dúvida um esforço louvável enquanto meios de divulgação cultural… mas que não me conseguiam satisfazer, de todo.

 

A partir de 1990, e após ter travado conhecimento com a obra fundamental do brasileiro Almir Chediak (Harmonia & Improvisação), comecei a "fazer" folhas de canções cifradas integrando diagramas dos acordes. Primeiro, de forma manuscrita em grelhas pré-impressas em folhas A4. Desde que me foi possível possuir computador (Mac) passei a fazer o preenchimento dos acordes gráficos através da em MacPaint (desenho em bitmap, equivalente ao Paint, no Win).

 

A partir da versão 4 do EXCEL tornou-se possível sobrepor e deslocar gráficos na própria folha de cálculo, tendo ainda como vantagem a escrita do texto nas células — utilizando tipos diferentes de caracteres —, a tempo e dentro do compasso.

 

O EXCEL é e continua obviamente a ser um excelente suporte para escrita como a que apresento: trata-se de uma aplicação praticamente universal (existente na maioria dos computadores), permite a colocação e sobreposição de 'objectos gráficos', o alinhamento, a moldura, a largura e a altura das células tanto para imagens como para texto. É sobretudo muito fácil de manipular e, ainda mais importante permite a impressão em fit to page. Apesar dessas comodidades do EXCEL, as novas versões EXCEL são devoradoras de espaço (kb) e, face à inexorável corrida contra o tempo, com o intuito de lograr uma maior divulgação "das minhas canções", desde 2000/12 passei a escrever em html para a Internet com a vantagens de rapidez de transferência e sobretudo reutilização da maior parte os diagramas gráficos dos acordes.

 

Uma vez que considero original (será mesmo?) a minha metodologia de apresentação de canções com cifra, deixo-a aqui sistematizada em algumas conclusões que fui amadurecendo:

- a frase musical da composição, na perspectiva do músico executante, é mais importante que o texto lírico (lyrics) na perspectiva do cantor, apesar de dever ser o instrumento musical que deve ficar subordinado ao canto e não o contrário

- os gráficos das cifras podem estar sempre presentes em cima do texto, sempre que se justifique

- a cifra e a letra devem estar a tempo, dentro dos compassos

- cada linha gráfica na folha deve ser uma frase harmónica

- cada frase harmónica encontra-se geralmente agrupada em oito compassos (dupla quadratura)

- a notação para as cifras dos acordes deve ser "limpa"

- devido ao espaço ocupado na folha, a leitura musical resulta preferencialmente com orientação de paisagem (landscape).

 

A minha forma de escrever baseia-se preferencialmente na audição das canções, da sua execução musical (à viola) e posterior transcrição em papel. Após sucessivas revisões, são "passadas a limpo" para "o computador" até à impressão me satisfazer… Muitas canções resultaram de pesquisa de cifras já escritas por outros e da comparação entre várias versões escolhendo os acordes pela melhor sonoridade, e muitas vezes sem suporte auditivo, procurando "trabalhar a memória". Noutros casos ainda transpus deliberadamente as canções para tonalidades mais confortáveis ao meu registo vocal. Qualquer que seja o resultado nunca o considero definitivo; procuro sempre aperfeiçoar: como a vida. "Coração de estudante"!

 

 Sobre a notação da cifra dos acordes 

Utilizo geralmente a cifra de Almir Chediak, que constitui já um standard no Brasil. No entanto, operei uma personalização relativamente aos acordes invertidos (aqueles em que a nota fundamental não se encontra no baixo e os únicos que, neste sistema de escrita, requerem uso de barra '/'). E julgo que esta alteração resulta melhor em todos os sentidos: para a escrita, compreensão estrutural, transposição e execução do acorde. Para estes acordes escrevo a seguir à barra o algarismo do intervalo da nota do baixo. Exemplos: em vez de C/E uso C/3; em vez de Am/G uso Am/7. A única excepção a este procedimento aplica-se ao caso dos acordes menores invertidos com terceira menor no baixo. Para acordes deste tipo escrevo a seguir à barra '/' a letra 'm' para nota do baixo. Exemplos: em vez de Cm/Eb [já cheguei até a ver escrito C/Eb] uso Cm/m; em vez de Am6/F uso Am6/m.

 

Para quem goste: aproveite! Para quem não goste: ultrapasse e melhore. Eu também gosto de me ultrapassar e o que custa mais são os primeiros cento e vinte anos…

 

Samba de uma nota só

 

Pedro Félix (meila-me: aceito sugestões, melhorias e também pedidos de canções)

Bach/Gounod; Jesus: the Joy of the World (the man's desire?)


Home (sweet home)|Lista de canções (em html)