Actualização dos ficheiros EXCEL (Mac versão 4)

 

• As canções mais antigas foram escritas em EXCEL versão 4, para Mac, convertíveis para Windows e encontram-se zipadas a partir de ficheiro original. Por isso devem ser primeiro extraídas e guardadas (requer o uso de aplicação dedescompressor de ficheiros, como o popular Winzip).

 

Não tendo eu todo o tempo do mundo, penso que disponibilizar tais ficheiros agora é melhor do que estar à espera alguns anos para que seja possível colocar todos de modo mais acessível, como é o caso dos ficheiros html. Por isso a intervenção e paciência dos utilizadores é necessária, mas não é demorada!

 

 Recuperação dos objectos gráficos originais 
Uma vez abertos os ficheiros EXCEL abertos é necessário, actualizar as imagens
para que a leitura e impressão nas versões mais recentes da aplicação fiquem melhoradas, uma vez que a transposição desta versão 4 do EXCEL para a versão 95/97 ou 2000 não é imediata: as imagens (não apenas os diagramas dos acordes mas também sinais de repetição e outros) aparecem sem grande definição (mais alongadas e deformadas). Para superar este inconveniente proceder assim:
No Menu Ver / Barra de Ferramentas / Personalizar, seleccionar as Barras de Ferramentas Desenho e Imagem.

      

1.º: na Barra de Ferramentas de Desenho clicar o ícone (apontador de objectos) e seleccionar a primeira imagem superior do lado esquerdo.
2.º: na Barra de Ferramentas de Imagem clicar o ícone (imagem original) para repôr a imagem à dimensão original.
3.º: pressionar a tecla Tab para que a selecção passe à imagem seguinte e carregar na tecla F4 (repetição da acção anterior). Carregar alternadamente nas teclas Tab e F4 até que as todas as imagens fiquem repostas.

 

 

 Reajustamento da altura das linhas 

Poderá acontecer que as alturas das linhas dos diagramas gráficos fiquem ligeiramente superiores ao pretendido. Para obviar este inconveniente:

       Ir ao Menu Ver / Barra de Ferramentas / Personalizar
Separador Comandos
Categoria: Formatar
Comandos: seleccionar Altura…
Arrastar este ícone para a barra de ferramentas superior do EXCEL de modo a que o comando fique sempre disponível.

Depois: alterar manualmente o valor das linhas e repetir usando a tecla F4 para as linhas semelhantes.

Este procedimento pode também ser aplicado às linhas de texto.

 

 Salvar ficheiros na versão mais actual 

Querendo guardar os ficheiros na versão mais actual do EXCEL adverte-se que os mesmos deverão sofrer um considerávell aumento de espaço ocupado em disco (kb) até cerca de 10 vezes (upa!)

 

 Impressão 

Todos os ficheiros estão já com configuração de impressão da página com orientação horizontal (landscape) e ajustada à página (fit to page): por isso não é necessário fazer nada (para certificar, pode-se ir ao Menu Ver / Quebra de Página). Depois imprimir (Ctrl P).

 

 Revisão de acordes 

É natural que — dada a época em que escrevi — algumas canções necessitam de revisão de acordes. Paciência…! Aceito sugestões e críticas: pedromfelix@clix.pt