26.04.02

Olá Pedro,
Cá estou eu a tenatr explicar-te o que pretendo.
Gostaria de fazer uma base de dados para as seguintes finalidades.


Saber a todo o tempo todos os produtos que são comprados pela empresa e para o mesmo produto qual o fornecedor que tem preços mais baratos e dá melhores condições de pagamentos. Penso que para o efeito é necessário criar 2 tabelas. Uma primeira com a descrição do produto ( por exemplo" papel de 60gramas", o código do produto, o tipo de embalagem, o preço, o desconto, a quantidade mínima exigida para a encomenda.

Noutra tabela ficarão todos os fornecedores, os produtos que vendem, os códigos, etc.

A questão é que para cada produto há mais do que um fornecedor que vende a preços diferentes e eu não consigo estabelecer a relação entre as duas tabelas.

Se me puderes ajudar eu agradeço.

Posteriormente tenho uma situação bastante mais complicada com muitas variáveis mas por agora fico por aqui.

beijinhos

Magda


NOVA Resposta de 2002/05/17:

 

Primeiro vê, por favor, um texto que escrevi (e que é adaptado de um manual não directamente relacionado com o ACCESS), em: http://pedro-felix.planetaclix.pt/magda/modelo_relacional.html

 

 

 

 

Assim, se bem entendeste, deverás criar:

a) Uma Tabela Produtos, com ID Produto e Produto
b) Uma Tabela Fornecedores , com ID Fornecedor e Fornecedor
c) Uma terceira Tabela Produtos_Fornecedores que relaciona as duas anteriores!

 

Na Tabela Produtos_Fornecedores deverás incluir: um campo indirecto do ID Fornecedor que faz parte da Tabela Fornecedores e ainda um um campo indirecto do ID Produto que faz parte da Tabela Produto.

 

No modo de desenho (Design View) da Tabela Produtos_Fornecedores, no Data Type do campo ID Fornecedor deves seleccionar o Lookup Wizard... e abre-se uma janela onde escolhes a Tabela Fornecedores e item ID Fornecedor. Repetes a mesma coisa para o campo ID Fornecedor incluído na Tabela Produtos_Fornecedores.

 

Nota que pelo facto de só aparecerem os códigos na Tabela Produtos_Fornecedores não significa que deixes de ver a que correspondem os mesmos. isso pode realizado através por exemplo de uma Consulta!


No menu Ferramentas item Relationships (Criar Relações),


2. Em princípio cada relação está já visível entre as tabelas, embora não esteja definida.
Na parte de baixo da janela que aparece, verás que a relação é de um-para-muitos. Clica na caixa: Obrigar a Integridade Referencial.


Pedro