CURRICULUM VITÆ DE PEDRO FÉLIX (2008/08/08)



Nome

Pedro Manuel Cruz de Sousa Félix

Data e local de nascimento
1957/12 Porto

Habilitações académicas
1992 Curso de Mestrado em Política, Economia e Planeamento de Energia - Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão, com média final de 15 Valores.
1982 Licenciatura em Economia - Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia, com nota final de 13,3 Valores (vertente em Planeamento Macroeconómico).

Outros cursos e especializações
2001/11 English Upgrade 3rd degree - Advanced English
2001/09 Estágio BP Solar www.bpsolar.com (Madrid) sobre sistemas fotovoltaicos.
1999/10 a 2000/01 Estágio em Webdesign & programming na FORZA Design www.forzadesign.com.
1996/11 Curso de formação de auditores ambientais para a energia, GOPA/ECOTEC/CEEETA www.ceeeta.pt.
1993/03 Perito em fotovoltaico [solar eléctrico] conferido pela DG XVII da Comissão Europeia.
1992/12 Formação em 4th Dimension (Base de Dados), pela empresa GEDI www.gedi.pt, no âmbito do 1.º QCA.

Línguas
Inglês: Leitura, expressão oral e escrita: regular.
Francês: Leitura, expressão oral e escrita: regular.


ExperiÊncia profissional

 Intervenção social 
2002/07 Técnico Superior de intervenção social da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC www.microcredito.com.pt) — instituição de utilidade pública empenhada na luta contra a pobreza que contribui para a promoção de iniciativas e criação de emprego de pessoas com integração precária, desempregadas ou em situação de exclusão social, no sentido de obterem um pequeno crédito bancário que lhes possibilite empreender micronegócios sustentáveis. Agente de Microcrédito responsável pela preparação de candidaturas, acompanhamento dos microempresários e divulgação da ANDC, nos concelhos de Cascais, Oeiras, Lisboa (centro), Moita, Barreiro, Seixal, Sesimbra, Almada.



 Energia 
2001/05 Colaborador da empresa RENATURA, área de energias renováveis e projectos ambientais sustentáveis.

Trabalhos desenvolvidos

Definição de requisitos de eficiência energética e implementação de sistemas de energia renováveis para o novo edifício sede do Instituto Marítimo Portuário (Algés). Estudo de alternativas de eficiência energética e utilização racional da energia para redução da factura de electricidade do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (Bucelas). Elaboração de propostas para implementação de sistemas solares eléctricos (fotovoltaicos) para injecção na rede (Central de Amareleja - MOURA) e sistemas isolados para autoconsumo (particulares).


1996-1999 Director da Agência Regional de Energia de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Programa SAVE II [Contract XVII/4.1040/95], patrocinado pela DG XVII [Energia] da Comissão Europeia, apoiado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e pelo Centro para a Conservação de Energia destinado à promoção da eficiência energética e valorização dos recursos renováveis locais junto dos consumidores, empresas, agentes da administrativos e público em geral.

Projectos desenvolvidos

1998/06 a 1999/05 Projecto Luz Verde para os semáforos a LEDs, em Oeiras e Lisboa.
1998/02 Racionalização de consumos eléctricos em Office Building (edifício municipal CML)
1998/06 Curso de gestão de energia em edifícios administrativos municipais, para técnicos de municípios da região LVT, CCRLVT, Lisboa.
1998/05 Metodologia para a eficiência energética em escolas secundárias. Case studies.
1997/04 Trabalho de campo para caracterização energética dos municípios.
1997/03 Acção de formação em energia para técnicos de municípios da região LVT. CCRLVT, Lisboa.
1996/11 Base de dados de energia para a região de Lisboa e Vale do Tejo, para suporte do Plano Energético Regional.
1996/08 Avaliação do projectos apoiados pelo Programa VALOREN na Região LVT.


1987-1992 Coordenador do Projecto de Demonstração em energia fotovoltaica patrocinado pela DG XVII da Comissão Europeia [SE 215/86 PO], Partial rural electrification through photovoltaic means of isolated dwellings in Portugal - liderado pelo Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente (CEEETA), com a participação da RENAULT Automation (França) e Telefunken System Technik (Alemanha).

Projectos desenvolvidos

Electrificação fotovoltaica de 51 instalações espalhadas por todo o país, em Parques e Reservas Naturais, Administrações Florestais e Autarquias. Avaliação de projectos na área da energia fotovoltaica no âmbito do Programa VALOREN. Preparação de candidaturas a projectos de demonstração e THERMIE para a ilha de Porto Santo e ilha da Berlenga.
1995 Colaborador com o Centro para a Conservação de Energia (ex-CCE, actuamente ADENE) para a realização de um documento de trabalho para a elaboração de "Um Programa Nacional de Energias Renováveis".

Comunicações em congressos e seminários e outros eventos
1999/02 Fornecimento de energia fotovoltaica a habitações autónomas em Portugal - Workshop do Projecto The ElectricHome - Forging local alliances on rural electrification through the organization of workshops in Italy, Portugal and Greece. Monte da Caparica e Guarda.
1997/10 Instalação fotovoltaica aplicada à telegestão na distribuição de água em locais remotos - Workshop do Plano de Acção para o aproveitamento de recursos endógenos e gestão de energia nos Municípios (PAM). Miranda do Corvo.
1996/12 Energia Fotovoltaica - Ecoforum. Sociedade Portuguesa de Energia Solar. Lisboa
1993/03 Project SE 215/86 PO. Global Monitoring - Reunião anual dos responsáveis dos projectos fotovoltaicos, promovida pela Comissão Europeia - DG XVII (Projectos de Demonstração e Programa THERMIE), Joint Research Centre. Ispra (Itália).
1992/06 The use of photovoltaic technologies in rural isolated areas - Congresso EURES. Sevilla (Espanha)
1992/05 Photovoltaic electrification of isolated rural dwellings in Portugal - A THERMIE Program Action - European seminar. Freiburg (Alemanha).
1989/12 Projecto de demonstração em energia fotovoltaica, - II Congresso de Áreas Protegidas. Serviço Nacional de Parques Reservas e Conservação da Natureza. Lisboa.
1983/04 Abastecimento em energia de comunidades locais isoladas - Centro de Investigação Sobre a Economia Portuguesa. Lisboa.

Participação em congressos, seminários e outros eventos
1996/09 1st energy agencies meeting [Contract XVII/4.1040/95]. Lisboa, CCRLVT.
1993/06 Seminário fotovoltaico: um desafio para Portugal e Espanha. (THERMIE), também como organizador. Valladolid (Espanha).
1992/06 Annual photovoltaic group of monitoring meeting. Vulcano (Itália),
1991/06 Annual photovoltaic group of monitoring meeting. Berlin (Alemanha),
1990/06 Annual photovoltaic group of monitoring meeting. Lisboa.
1991/04 X European Photovoltaic Solar Energy Conference. Lisboa.

Trabalhos publicados, como autor
1992/10 Project SE 215/86 PO Final Report on Global Monitoring - tendo merecido do European Joint Research Centre of Ispra (Commission of the European Communities), a menção de um dos melhores relatórios de monitorização global, apresentados, na área da energia fotovoltaica.
1992/09 Demonstration Project SE 215/86 PO Final Technical Report.

Referência em trabalhos publicados, como colaborador
1992 Relatório Final do Programa PRODEP, Relatório Final do Programa PRODAC, Relatório Final do Programa PRODIATEC.
1992 Relatório Final do Programa VALOREN
1991/01-03 Energia Solar Fotovoltaica: a Experiência do CEEETA. Revista Energia Solar e Biogás, da Sociedade Portuguesa de Energia Solar. Ano 8.º, n.º 27.

Outras colaborações e trabalhos na área de energia
1998/10 Monografias "O que são tecnopólos" e "O que são Edifícios Inteligentes" destinadas à intranet da Portugal Telecom no âmbito do Projecto de Gestão da Mudança para as instalações do Tagus Park, Oeiras.
1993/05 Projecto Luso-Espanhol para a caracterização de consumos de energia eléctrica em Baixa Tensão, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente, Electricidade de Portugal e Instituto para la Diversificacion y Ahorro de la Energia (Espanha), através da compilação de recolha de informação sobre factores de consumos em equipamentos electrodomésticos em Portugal. Lisboa.
1992/12 Formador do Curso de Energia para engenheiros do ambiente, apoiado pelo Fundo Social Europeu. EXPONOR. Porto.
1990/09 Monografia: A evolução da procura de energia no PEN (cenário A) - sector doméstico, para a cadeira de Planeamento de Energia. ISEG, III Curso de Mestrado em Política Economia e Planeamento de Energia. Nota: 17 valores. Lisboa.



 Consultoria em Sistemas de Informação 
2000/11 Colaborador da QUIDGEST www.quidgest.pt, empresa de I&D especializada em Sistemas de Informação para Gestão (desenvolvimento de software aplicacional com ferramentas CASE) para empresas de serviços e organismos da Administração Pública.

Projectos desenvolvidos
Apresentação de proposta para Base de Dados para o Sistema de Vigilância Nacional Permanente da Tuberculose, com ligação à Organização Mundial de Saúde, destinada à Direcção Geral de Saúde do Ministério da Saúde. Apresentação de proposta ao INOFOR para certificação da Quidgest enquanto entidade formadora. Preparação e apresentação de proposta ao Programa Operacional da Economia - Sistema de Incentivos à Modernização da Empresas (Ministério da Economia), que obteve incentivo em I&D pela Quidgest.



 Novas Tecnologias e Comércio Electrónico 
1999 Colaborador permanente da IMAGITEC, Marketing Lda, empresa especializada em novas tecnologias de comunicação e imagem, em projectos nas áreas de: e-commerce, database marketing, web programming & design (internet e intranet); publicidade on-line; e estudos de Mercado. Projectos abrangendo sectores:, automóvel, ambiente, inovação tecnológica e lojas virtuais.

Projectos desenvolvidos
AUCHAN www.auchan.pt (supermercados Jumbo e Pão de Açúcar), GAIN www.gain.pt (produto netpin), intranet para a Renault Portuguesa www.renault.pt (argumentário para vendedores, produto Scénic RX4), base de dados prospectos e clientes Renault VI, estudo e desenvolvimento de plano de meios para publicidade on-line do produto netpin, colaboração no plano de marketing para o produto ecomódulo da empresa OTTO, candidatura IST-1999-10652 para projecto europeu em teletrabalho Virtual Town: Telecenters, a organization of Work in Network.



 Informática 
1994-1996 Técnico de Informática no Gabinete de Informática na Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional - Secretaria de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional do Ministério do Planeamento e da Administração do Território - no âmbito da Assistência Técnica ao 1.º e 2.º Quadros Comunitários de Apoio (1989-1993 e 1994-1999).

Projectos desenvolvidos
Administração de servidores de correio electrónico (FirstClass), envolvendo mais de 100 utilizadores internos na DGDR e 20 Unidades de Gestão dos Programas Operacionais do 2.º QCA. Segurança de redes e backup de dados informáticos relativamente às bases de dados locais e central, do 2.º Quadro Comunitário de Apoio.
Assistência à transferência electrónica de dados, comunicação e integração entre as bases locais dos Programas Operacionais e a Base Central da DGDR do 2.º QCA.
Criação e administração de base de dados para a gestão do inventário informático da DGDR. Manutenção e assistência de redes (LAN/WAN). Assistência de hardware e apoio em software, aos utilizadores.



 Fundos estruturais 
1992-1994 Responsável pelo acompanhamento financeiro dos Programas PRODEP (Construções Escolares), PRODIATEC (Património e Turismo), no âmbito dos Fundos Estruturais de Desenvolvimento Regional, na DGDR.

Projectos desenvolvidos
Elaboração de testes para o desenvolvimento da estrutura e funcionalidade da base de dados para o 2.º QCA (1994-1999), na DGDR com a empresa NOVABASE.
Elaboração de processos Office Automation para controle de despesas e pagamentos de Programas Operacionais e emissão de ordens de pagamento à Direcção Geral do Tesouro, no âmbito do 1.º QCA.



 Planeamento regional 
1983 Técnico em Planeamento Regional, no Departamento Regional de Estudos e Planeamento dos Açores (DREPA), ilha Terceira.

Projectos desenvolvidos
Estudo de Plano de Investimento de Médio Prazo para a ilha do Faial.



 Ensino 
Explicador de estatística para alunos universitários
Explicador de matemática de alunos desde a escola primária até 12.º ano
Professor de viola, desde 1982
1987-88 Professor do Ensino Secundário em Economia, Portimão
1986-87 Professor do Ensino Secundário em Matemática, Odemira
1985-86 Professor do Ensino Secundário em Economia, Macedo de Cavaleiros
1984-85 Professor do Ensino Básico em Matemática, Lisboa



 Experiência informática 
Sistemas operativos WINDOWS NT XP, 98. APPLE MACINTOSH.
Administração de redes e equipamentos hubs, routers, topologia e segurança.
Apoio a utilizadores em rede e em ferramentas de software

Utilizador de ferramentas informáticas:
Dynamic websites com PHP, MySQL e APACHE servers

Geradores de HTML (DREAMWEAVER, FRONTPAGE)
Data Base Object Linked Oriented, e System Query Language (ACCESS, 4th DIMENSION)
Non-relational Data Base (FILEMAKER)
Sistemas de Informação Geográficos Virtual Earth, Maps Google, Google Earth
Webmail, Newsgroup, Blog
Multimedia
(SHOCKWAVE FLASH, FIREWORKS)
Desenho e Composição Gráfica (GIMP, PHOTOSHOP, FIREWORKS, MINICAD, DRAW).
Software de Gestão de Rede LAN / WAN
Produção Standard: OPENOFFICE, MSOFFICE (WORD, EXCEL, POWER POINT), SCRIBUS, ADOBE ACROBATE
Partituras musicais e MIDI tools: GUITAR PRO, SIBELIUS, ENCORE, ANVIL STUDIO, NOTEWORTHY
Astronomia: STELLARIUM STARRY NIGHT, STARCALC, VOYAGER II



 Outros interesses e hobbies 
Astrónomo amador e membro de e-group de astronomia. Autor de monografia O céu ao nosso alcance - estrelas com nome. (1997).

Membro de coro, desde 1997 no Coro Consonante onde tem sido responsável pela divulgação do coro na organização de actuações, gestão do website www.comsonante.org, 2 newsgroups internos, newsletter confecção e divulgação de de 120 partituras corais do repertório free download, textos e MIDIs. Foi membro do Coro da Academia dos Amadores de Música, Coro das Taipas, Coro do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, Grupo de Música Etnológica Almanaque/Sementes, Coro de Belas.
Grau 3 de Educação Musical, frequência da Academia dos Amadores de Música de Lisboa, do Instituto Gregoriano de Lisboa, do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e do Conservatório Nacional de Lisboa.
Instrumentista (viola), desde 1970.



 Projectos pessoais 
Planetarium@home
Sólido harmónico, uma abordagem geométrica da harmonia musical
Songbook Brasil
Songbook Portugal




Pedro FÉLIX
pedromfelix@gmail.com